Recuperação de crédito de PIS e COFINS

A recuperação de crédito de PIS e COFINS é permitida para algumas empresas que pagaram tributos a mais ao longo dos últimos 5 anos.

Uma vez que, no Brasil as empresas que revendem produtos monofásicos, por exemplo, não devem pagar o imposto, pois a Lei prevê o pagamento exclusivamente realizado pelo fabricante ou importador de produtos monofásicos.

Todavia, muitos empresários pagam tributos a mais todos os anos, devido à complexidade do sistema tributário brasileiro e com isso, acaba sujeitando os empresários aos erros.

Por isso, nós vamos te explicar um pouco mais sobre quem tem direito à restituição de PIS e COFINS e como fazê-lo.

Quem pode ter crédito de PIS e COFINS?

Um exemplo clássico, são as empresas que comercializam produtos monofásicos e não são fabricantes desses itens, como:

  • Combustíveis;
  • Produtos de perfumaria e higiene pessoal;
  • Produtos farmacêuticos;
  • Bebidas frias como água, refrigerante, isotônico e cervejas;
  • Veículos automotores e máquinas agrícolas;
  • Autopeças e pneus.

Outros exemplos, são as empresas voltadas para o Agronegócio, Transportes, Embalagens, algumas Revendas e várias outras.

Se a empresa atua em algum desses setores e contribuiu com PIS e COFINS nos últimos 5 anos, é indicado procurar um bom especialista tributário que possa fazer o estudo do seu negócio para levantar os possíveis créditos pago indevidamente e em seguida, solicitar a restituição ou até compensação do mesmo com impostos futuros, dando um folego a mais para o seu fluxo de caixa.

Aspecto que é importantíssimo para que você possa ter eficiência na competitividade de sua empresa. Afinal, é necessário ter a tributação adequada para que seja possível manter a empresa competitiva no seu mercado.

Com erros na tributação a empresa perde margem de lucro, tendo seus preços impactados negativamente por estar pagando mais tributos que o necessário.

Como fazer essa recuperação de crédito de PIS e COFINS?

Para recuperar o PIS e COFINS de sua empresa que foi pago a mais, é necessário contabilizar todo o valor que foi pago nos últimos 5 anos, para que a empresa possa retificar todas as obrigações acessórias e fazer a solicitação de restituição ou compensação com impostos futuros para Receita federal.

É um trabalho minucioso e que requer especialistas atuando em todas as etapas. Bem como, é útil que após a identificação de que os tributos estão sendo pagos a mais, o contador possa entrar em ação para corrigir o enquadramento tributário da empresa.

De modo que, consiga analisar quais são os tributos mensalmente pagos e na sequência corrigir eventuais equívocos que estejam sendo cometidos.

Tendo como foco que a empresa pague somente o que realmente deve e é necessário. A partir de então, as quitações ocorrerão de forma coerente, aumentando a competitividade de sua empresa.

Aproveite que a equipe Valute Consultoria é especializada em recuperação de crédito e adequação de empresas, para ter um time qualificado lidando com sua demanda.

Entre em contato, conheça nossas soluções e tenha a devida recuperação de crédito de PIS e COFINS disponibilizada para sua empresa.

De modo que, seu negócio possa ser completamente adequado à realidade na qual se enquadra e com isso, tenha assertividade no pagamento dos tributos. Evitando excessos e erros que podem estar dificultando a competitividade de seu negócio.

Mais Lidos

plugins premium WordPress

Menu