Impostos Diretos e Indiretos: O que são e qual a diferença entre eles

Os impostos diretos e indiretos são parte da complexa carga tributária brasileira. Por isso, todo empreendedor no país precisa entender um pouco mais sobre quais são e como eles impactam em seu negócio.

De modo que, seja possível garantir assertividade em relação aos impostos, para que pague tudo aquilo que é necessário e possa manter o negócio legalizado. Bem como, se preparar financeiramente para toda a carga tributária nacional. Nós vamos te explicar um pouco mais sobre impostos diretos e indiretos a seguir.

O que são impostos diretos e indiretos?

Os impostos diretos, como o próprio nome sugere, são cobrados diretamente do contribuinte. É o caso do IPTU, IPVA, e Imposto de Renda, por exemplo.

Uma vez que, são impostos recolhidos diretamente e que incidem sobre o patrimônio de quem está pagando tais contribuições.

Quais são os impostos diretos?

Entre os impostos diretos, podemos listar:

  • Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Imposto de Renda (IR);
  • Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU);
  • Imposto Territorial Rural (ITR).

São impostos que não são repassados no preço dos produtos. Por isso, são pagos diretamente pelo contribuinte.

Conheça os impostos indiretos

Já os impostos indiretos, por sua vez, são aqueles que estão embutidos ao comprar ou pagar por um produto ou serviço. Eles são:

  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS);
  • Contribuição ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
  • Imposto sobre Serviços (ISS).

Quais as diferenças entre impostos diretos e indiretos?

Existem inúmeras diferenças entre impostos diretos e indiretos. A principal diferença entre eles se dá em quem efetivamente paga o imposto. Nos impostos diretos o imposto é cobrado sobre o bem ou patrimônio de quem tem o objeto de imposto, como é o caso do IPVA.

Já nos impostos indiretos o imposto é repassado ao consumidor que acaba pagando o valor embutido nos preços dos produtos ou serviços.

Portanto, os tributos são diferentes entre si e oferecem cenários distintos de pagamento. Todo empresário precisa ter o cuidado de identificar como cada tributo deverá ser custeado, para que no final tenha o pagamento correto.

Evitando que não repasse custos por errar no cálculo do preço de um produto ou serviço e com isso, acabe tendo prejuízo em seu funcionamento.

Tenha consultoria da Valute

Para não cometer erros em relação aos tributos e impostos, a Valute auxilia sua empresa! Nosso time é preparado para auxiliar seu negócio no pagamento de taxas e tributos.

De modo que, consiga ter uma boa performance na precificação de seus produtos, analisando todos os impostos diretos e indiretos para que consiga ter um bom resultado.

Com um time especializado, é possível ter todo o suporte necessário para garantir que sua empresa tenha as melhores condições de competir com os outros negócios do mesmo mercado.

Aproveite a consultoria da Valute para ter especialistas cuidando da parte fiscal e tributária de seu negócio.

Mais Lidos

plugins premium WordPress

Menu