Sinais de alerta sobre a saúde financeira da sua empresa

De acordo com pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 55 países, o brasileiro é o quarto país que mais empreende.

Estima-se que cerca de 40% dos brasileiros possuem seu próprio negócio. Porém, é necessário manter algumas métricas e fazer controle mensal de resultados, pois empreender exige uma boa situação financeira da empresa para que possa garantir seu crescimento e sustentabilidade.

Separamos alguns itens que prejudicam o seu negócio:

– Baixa liquidez: Fique atento com os ativos de baixa liquidez, ou seja, aqueles que é mais difícil ser convertido em dinheiro. Capital parado significa menos fluxo de caixa, mais endividamento

– Fluxo de caixa irregular : Isso pode quebrar sua empresa, cuidado com seu prazo médio de recebimento e prazo médio de pagamento: Disponível baixo (Caixa e Bancos) pode significar que esteja comprando com prazo muito curto e vendendo com prazo muito longo e a saída é o endividamento, ou seja, buscar capital de terceiro (Empréstimos).

– Endividamento: Pode ser um sinal de investimento errado, ou de desorganização. Uma empresa foi feita para ser rentável, ou seja, gerar caixa com seu próprio capital investido através da sua atividade operacional, como analisar? O Ebtida vai te dizer o quanto sua empresa é saudável, fique atento!

– Faturamento abaixo do esperado: Cuidado! Tem outros fatores que devem ser considerados – Maior faturamento significa + Custos + Despesas + Estrutura. Sua empresa está preparada para esse efeito dominó?

– Processos não automatizados: Tem diversas ferramentas no mercado capaz de otimizar processos, com intuito de gerar resultados mais rápidos em menor tempo e com maior assertividade.

Se o seu negócio possui alguns desses itens acima, você precisa ficar atento!

Mais Lidos

plugins premium WordPress

Menu