Os principais impactos da Guerra da Rússia e Ucrânia no Agronegócio brasileiro

A Guerra da Rússia e Ucrânia infelizmente já ultrapassa um ano de duração e não apresenta cenário favorável para que seja rapidamente encerrada. Mas como isso atrapalha o agronegócio brasileiro e impacta todo o cenário econômico de países que não estão diretamente envolvidos na guerra?

Um olhar sobre geopolítica é importante para entender quais são os principais impactos da guerra no agronegócio brasileiro. Pensando nisso, trouxemos algumas informações valiosas.

Dificuldade de exportar fertilizantes para o agronegócio brasileiro

A Rússia alegou que está sofrendo com dificuldades de exportar fertilizantes para o Brasil por causa da guerra.

Além disso, a desvalorização do rublo, a moeda russa, também prejudicou as exportações brasileiras. Com a queda na demanda, os preços dos produtos agrícolas brasileiros foram afetados, reduzindo a rentabilidade das empresas do setor.

Portanto, com a dificuldade de acesso e o cenário de guerra, o aumento do preço dos fertilizantes também foi percebido. Afinal, a Rússia é o maior fornecedor do agronegócio brasileiro.

Ucrânia e o milho aumentando custos das rações

A Ucrânia por sua vez, é o terceiro maior produtor de milho do mundo. E com a guerra afetando a economia local e os fornecedores, é natural que ocorra queda significativa da produção e ocorra um aumento no custo do milho.

Uma vez que, muitas regiões responsáveis pelo cultivo de milho na Ucrânia estão sob ataque das forças da Rússia. Portanto, é natural que ocorra escassez do produto e isso desencadeia aumento dos preços.

Com a ração mais cara, é perfeitamente compreensível que o agronegócio brasileiro sofra, ocasionando a necessidade de repassar os custos para o cliente final, gerando um efeito dominó de alta.

Portanto, o principal desafio é trabalhar justamente os custos, para que esse repasse não suba em excesso o preço do produto, gerando dificuldade de escoar a produção.

Afinal, quando ocorre um aumento em cadeia, é natural que o cliente final seja afetado e reduza suas compras por causa dos preços elevados, desencadeando acúmulo de produtos nas lojas.

O que acaba alterando a oferta e procura e desencadeando uma baixa forçada. Portanto, o cenário de guerra impõe ao agronegócio a necessidade de ser resiliente enquanto a guerra durar.

Aumento do preço dos combustíveis

Apesar do Brasil ser um grande produtor de petróleo, ainda é um país que depende dos outros em relação ao processo de refinar o material.

Com isso, acabamos ficando expostos aos aumentos externos ocasionados pela alta do barril de petróleo. O aumento do preço dos combustíveis é um aumento natural ocasionado pela guerra. E o cenário também acaba desencadeando alta em cadeia.

Afinal, quando o combustível sobe de preço tudo que é transportado de caminhão no Brasil subirá de preço também.

Por fim, MAS não menos importante…

Podemos concluir que a Guerra da Rússia e Ucrânia teve um impacto significativo no agronegócio brasileiro, reduzindo as exportações, diminuindo a oferta de fertilizantes e afetando os preços dos produtos agrícolas. No entanto, o país conseguiu se adaptar a essa nova realidade, buscando novos mercados e fortalecendo o mercado interno.

Conte com a VALUTE!

Portanto, é importante que o produtor rural tenha consciência de todo esse cenário e procure ajuda.

Tendo o suporte de especialistas é possível calcular os custos, precificar melhor os produtos e garantir que o agronegócio não seja tão negativamente impactado pelas altas ocasionadas pela guerra. Entre em contato com o time da Valute e tenha suporte qualificado.

Mais Lidos

plugins premium WordPress

Menu