Como pagar menos impostos no LUCRO REAL?

Sabia que é possível pagar menos imposto e deixar sua empresa totalmente legalizada no aspecto tributário e fiscal?

Essa é uma possibilidade que muitos empresários desconhecem e, por isso, seguem suas rotinas pagando impostos elevados sem a menor necessidade.

Por isso mesmo, nós trouxemos algumas informações relevantes para que sua empresa consiga pagar menos imposto sem abrir mão da regularidade junto aos órgãos competentes.

Formas de diminuir os impostos no Lucro Real

Cada regime tributário tem suas especificidades. Por isso, todas as dicas que listamos são formas de diminuir os impostos somente para os que aderem ao lucro real. Confira:

1.      Aproveitamento de crédito de PIS e de COFINS para abatimento no IRPJ e CSLL sobre o lucro

Empresas do lucro real, tem possibilidade de aproveitar os créditos de PIS e COFINS gerados pela sua operação, através de compra de mercadoria, Energia, depreciação, fretes, aluguéis e arrendamentos, entre outros, para abater na guia do IRPJ e CSLL sobre lucro.

Dessa forma, conseguem pagar menos impostos em suas rotinas garantindo que manterão as boas condições fiscais e tributárias.

2.      Juros sobre o Capital Próprio

JCP (Juros sobre Capital próprio) é um tipo de remuneração que empresa distribui aos seus acionistas, onde é descontado da pessoa física 15% direto na fonte, sobre o valor repassado para os sócios e esse valor é reconhecido na Despesa da PJ, onde tem uma economia de 34%, pois essa despesa deduz o lucro da empresa.

3.      Compensação de prejuízos fiscais no Lucro Real

Os prejuízos fiscais (compensáveis para fins do imposto de renda) poderão ser compensados independentemente de qualquer prazo, observado em cada período de apuração o limite de 30% (trinta por cento) do lucro líquido ajustado.

O citado limite de 30% (trinta por cento) não se aplica em relação aos prejuízos fiscais decorrentes da exploração de atividades rurais.

4.      Subvenção para investimentos

As subvenções para investimento são benefícios tributários concedidos pelo Poder Público. O crédito presumido de ICMS, por exemplo, é uma subvenção para investimento estadual.

As empresas tributadas pelo lucro real podem deduzir as subvenções da base de cálculo do imposto de renda e da CSLL, o que gera economia tributária. Essa dedução, porém, está sujeita a algumas regras.

5.      Terceirizar serviços e mão de Obra

Hoje, a terceirização de serviço, (BPO -Business Process Outsourcing) está cada vez mais comum nas empresas, pois os benefícios são inúmeros para organização, principalmente quando se fala em “Redução de custos” e encargos trabalhistas.

6.      Diminuir o valor do pró-labore

Alguns sócios optam por fazer retirada da empresa como Pró-labore, e geralmente esses valores são altos, com isso, os encargos tributários são bem relevantes, como INSS e Imposto de renda, podendo chegar a 27,5%. Uma alternativa é diminuir esse tipo de retirada o máximo possível para ter uma redução na carga tributária.

7.       Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD)

Além de possibilitar a dedução do Imposto de Renda, a PCLD ainda é usada como uma estratégia para diminuir os riscos de um negócio. É constituído para reconhecer no resultado (respeitando as regras do Regulamento do Imposto de Renda), as prováveis perdas no recebimento de créditos registrados no ativo.

Conte com um especialista

Existem outras dicas para diminuir os impostos pagos pelas empresas que aderem ao Lucro Real. No entanto, a boa notícia é que o empresário não precisa se preocupar com isso.

Tendo uma boa equipe cuidando da parte contábil é possível ter diminuição da carga tributária com total eficiência.

Entre em contato conosco, conheça nossa proposta para sua empresa.

Afinal, nosso time irá cuidar de absolutamente tudo, para que sua empresa seja mais lucrativa e rentável.

Mais Lidos

plugins premium WordPress

Menu