EBITDA é uma sigla inglesa que significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português é traduzido por LAJIDA, que quer dizer: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações.
Trata-se de um importante indicador de desempenho conhecido mundialmente na área empresarial, pois representa a própria geração operacional de caixa do negócio, apurada pelo regime da competência, ou seja, traduz o resultado de comprar-produzir-vender.
O EBITDA é utilizado, também, para estimar o valor de uma empresa ou de um negócio pelo método de “múltiplos de EBITDA’s”. Por esse critério podemos dizer que uma determinada empresa vale “x” vezes o número de EBITDA’s. O EBITDA é apurado, normalmente, para o período de 12 meses de operação do negócio em avaliação.
Conhecendo o EBITDA sistematicamente, você saberá se o seu negócio está agregando valor do ponto de vista da geração de caixa.
Ou seja, este indicador, representa a capacidade da sua empresa de gerar caixa somente com sua atividade operacional.
Sendo assim, é preciso calcular primeiro o lucro operacional da empresa usando a seguinte fórmula:
Lucro operacional = receita líquida – (custo das mercadorias vendidas + despesas operacionais e financeiras).
Em seguida, descobre-se o Ebitda somando o valor do lucro operacional ao valor da depreciação e da amortização a partir da fórmula:
Ebitda = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
Você conhece o valor do EBITDA da sua empresa?