LUCRO REAL, vilão ou mocinho?

O Brasil é um dos países com a carga tributária mais alta do mundo, sem falar da complexidade e inúmeras atualizações de Leis, normas, convênios e soluções de consultas criadas e alteradas diariamente.

Portanto, é um cenário bem complexo para empresas, empreendedores e até mesmo para profissionais que precisam se atualizar visando prestar a melhor assessoria para seus clientes.

Diante deste cenário, é muito importante que as empresas do Lucro Real, tenham um acompanhamento mais de perto, de profissionais extremamente qualificados em todas as áreas, principalmente no âmbito tributário.  E por isso, falaremos um pouco mais sobre o lucro real.

Entenda alguns fatores sobre o Lucro Real

O lucro real é um regime tributário disponível para as empresas de médio e grande porte de diferentes setores da economia.

Este regime tributário é considerado o mais justo já criado, pois o empresário paga o imposto em cima do que realmente sobra, depois da empresa arcar com toda sua operação. Parece simples, não? Mas calma, não é tão simples assim! Como tudo na vida tem seus prós e contras, o lucro real não é diferente.

Quando se está no regime de tributação do lucro real, geralmente a apuração dos impostos é feita de forma bem rigorosa e detalhista, exigindo um processo com informações corretas para evitar problemas fiscais.

Percebemos que não é tão simples assim ter uma empresa no regime tributário mais “Justo do Brasil”. Porém, se a empresa tiver planejamento estratégico e tributário, processos bem definidos, pessoal capacitado, tecnologia e sistemas (ERP) de ponta, o sucesso é inevitável.

Uma vez que, a apuração depende diretamente de informações detalhada e processos internos coerentes.

Se alguém na equipe deixa de apurar uma só negociação ou acaba errando no registro de dados, todo o processo fica comprometido.   

Vantagens do Lucro Real

Antes de decidir junto com seu contador se é útil recorrer ao lucro real como regime tributário, vale a pena conhecer as principais vantagens do sistema, são elas:

1.      Compensação de prejuízo fiscal de períodos anteriores;

2.      Apuração em diferentes períodos fiscais;

3.      Apuração trimestral ou anual do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro;

4.      Apuração de alguns impostos pela não cumulatividade,

5.      Bem-visto pelo mercado e por terceiros;

6.      Maior crédito com terceiros dependendo da situação financeira da empresa;

7.      Diversos incentivos fiscais;

8.      Tributação mais justa sobre resultados e não sobre uma base de faturamento, como no Lucro Presumido.

Conhecendo os principais benefícios, vale a pena identificar se eles são compatíveis com o que está buscando para seu negócio atualmente.

Desvantagens do Lucro Real

Como já foi dito anteriormente, o lucro real também tem desvantagens, são elas:

1.      Processos mais burocráticos;

2.      Maiores volumes de obrigações acessórias;

3.      Devido à complexidade dos cálculos, maiores chances de erros;

4.      Alíquota de PIS e COFINS mais altas;

5.      Maior chance de fiscalização devido aos inúmeros benefícios e obrigações acessórias.

Quer saber mais sobre o Lucro real? Entre em contato e vamos conversar sobre! Nosso time esclarece suas dúvidas e te ajuda. Afinal, o correto enquadramento tributário faz toda a diferença para seu negócio.

plugins premium WordPress
Precisa de ajuda?

Menu