É importante compreender a diferença entre EBITDA e lucro líquido que são indicadores distintos entre si.
Por isso, trouxemos algumas definições e dados essenciais para que conheça e consiga diferenciar ambos, garantindo que não cometa erros.
Afinal, cada indicador deve ser analisado separadamente para que a tomada de decisão seja sempre a mais coerente possível.
O que é EBITDA?
Antes de mais nada, é necessário entender o que cada indicador significa para que se possa compreender a diferença entre eles.
Portanto, começando pelo EBITDA que é um indicador de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, é uma métrica utilizada para medir a capacidade de geração de caixa da empresa.
Para muitos investidores e especialistas, o EBITDA é um indicador mais preciso da rentabilidade operacional da empresa. Uma vez que, o cálculo exclui despesas que podem variar significativamente de acordo com as estratégias adotadas pela empresa.
Afinal, os aspectos contábeis e fiscais impactam significativamente no crescimento do negócio. Por isso, é um indicador que vale a pena ficar de olho.
O que é lucro líquido?
Lucro líquido é o resultado final da empresa após quitar todos os custos e despesas. O lucro é calculado periodicamente e impacta em outros indicadores.
Afinal, é a partir do lucro líquido que a empresa distribui rendimentos para os acionistas, por exemplo.
O lucro líquido é um indicador importante de acompanhar para ter uma noção sobre a saúde financeira da empresa. De modo que, seja possível identificar como está sua performance no mercado.
Qual a diferença entre EBITDA e lucro líquido?
Agora que você já sabe o que é EBITDA e o que é lucro líquido, fica mais claro compreender que a diferença é significativa.
Tendo em vista que, EBITDA exclui certas despesas que afetam o lucro líquido como o caso de juros, impostos, depreciação e amortização.
O EBITDA é acompanhado por investidores, por exemplo, que é um indicador mais preciso em relação à rentabilidade operacional da empresa.
O que faz com que seja de interesse de um potencial acionista do negócio acompanhar esse indicador, para que possa fazer uma análise.
De modo que, consiga ter mais dados sobre a empresa, garantindo que possa pautar sua decisão de compra em tais informações.
Toda empresa precisa ter indicadores de gestão
Além de conhecer o lucro líquido de sua empresa, é importante que conheça também outros indicadores do negócio.
Tendo em vista que, os dados são fundamentais para quem realmente deseja ser assertivo em sua tomada de decisão.
É indispensável que um empresário tenha o máximo de informações sobre a gestão do seu negócio, caso contrário, haverá perdas significativa e que pode prejudicar na tomada de decisão da empresa.




